São, fundamentalmente, duas as correntes que influenciam a comunicação na alimentação: a corrente estruturalista e a corrente funcionalista.
A corrente estruturalista apela ao consumo alimentar fazendo valer as questões culturais, sociais, emocionais e sentimentais. O que é realçado nesta corrente é a sensação, o prazer que o consumo de certo alimento pode proporcionar. Um exemplo esclarecedor encontra-se neste anúncio, que usa ídolos dos adolescentes para incentivar o consumo de uma bebida
A corrente estruturalista apela ao consumo alimentar fazendo valer as questões culturais, sociais, emocionais e sentimentais. O que é realçado nesta corrente é a sensação, o prazer que o consumo de certo alimento pode proporcionar. Um exemplo esclarecedor encontra-se neste anúncio, que usa ídolos dos adolescentes para incentivar o consumo de uma bebida
Já a comunicação segundo a corrente funcionalista usa uma linguagem nutricional para apelar ao consumo alimentar: os alimentos são apresentados realçando as suas potencialidades nutricionais e a sua ligação ao bem-estar e à saúde. Anúncio Danoninho
A comunicação em alimentação funciona, na maioria das vezes, como uma fusão das duas correntes, pois estas são quase indissociáveis. Assim, existem anúncios em que tanto se sublinha os benefícios de determinado alimento como se associa o consumo do mesmo ao prazer. Anúncio Kelloggs All-Bran Chocolate
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