terça-feira, 2 de outubro de 2007

A importância de comunicar sobre o que comemos

"A alimentação faz-nos pequenos ou grandes, imbecis ou inteligentes, frágeis ou fortes, apáticos ou intervenientes, insociáveis ou capazes de saudável convivência; mata-nos cedo, ainda em embrião no ventre materno, ou tarde, no ocaso da uma vida plena."
in " Alimentação e Saúde", Dr. Emilio Peres

A frase citada acima ilustra de um modo geral o quão importante é comunicar sobre a alimentação, uma vez que ela não se resume num simples acto de adquirir, confeccionar e ingerir alimentos. O que comemos está amplamente ligado à nossa saúde e qualidade de vida. A alimentação é influenciada por vários factores entre eles a diversidade dos alimentos, publicidade e factores económicos. Isso faz com que seja necessário tratar o melhor possível as várias informações existentes actualmente e comunicar como meio de orientar as pessoas para uma melhor escolha alimentar, uma vez que os alimentos exercem enorme influência nos processos biológicos e fisiológicos.
Muito mais do que fornecer e produzir grande quantidade de alimentos é indispensável que haja comunicação para uma educação alimentar em consequência da grande diversidade e disponibilidade, pelos motivos anteriormente citados e desta forma proporcionar melhoria da qualidade de vida e saúde das populações.

Nenhum comentário: